PALESTRANTES

José Belo

Data protection and privacy senior counsel na Exigo Luxemburgo
 
José Belo (FIP, CIPP/E, CIPM) é jurista, especializado em privacidade e proteção de dados, com um particular enfoque nos resultados que as relações entre a privacidade e a proteção de dados e a tecnologia geram. Com uma licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jose é, também, certificado em Lei e Tecnologia pela Universidade da California (Berkeley), centrado na legislação de propriedade intelectual e de privacidade dos Estados Unidos da América.
 
José é, actualmente, data protection and privacy senior counsel na Exigo Luxemburgo, onde exerce funções como DPO de bancos do sector financeiro, bem como aconselhamento legal e prático e compliance officer, também no sector financeiro. Para além disso, é co-chair do IAPP Luxembourg Chapter.
 
Ainda, José é DPO da Cryptovillage Portugal, uma aplicação num aldeamento turístico da tecnologia permissionless blockchain. Nela, a utilização da blockchain permite não só o registo imutável dos dados dos clientes, o pagamento em Villacoin em todo o aldeamento, bem como a gestão das regas da produção agrícola e a utilização de drones para detectar fogos no perímetro à volta do aldeamento, registando os fogos em blockchain e activando, autonomamente, os serviços de emergência.
 
José é autor de vários artigos académicos sobre proteção de dados e tecnologia, nomeadamente na Universidade de Lisboa, no Journal of Data Protection and Privacy e na revista Data Protection Leader (associada à Data Guidance e à Hogan & Lovells). É, ainda, convidado para falar sobre a interconexão entre tecnologia (inteligência artificial e blockchain) e privacidade e proteção de dados. A destacar a sua presença na France Data Protection Intensive da IAPP (Paris, França), em Fevereiro, e na conferência sobre propriedade intelectual e privacidade (Bucareste, Roménia).